Escândalo dos Artistas das Zelites
 Muito boa esta carta de uma leitora para a FERNANDA TORRES na Vejinha

Fernanda ,

Há anos que te acompanho 
e sempre comentava com as pessoas que queria ser sua amiga ! Não perdia uma coluna quinzenal  sua , tenho a sua idade , li Proust como vc, amava Os Normais, e assisti sua peça (Budas Ditosos) e li seu livro (Fim).
E hoje, para minha surpresa ,  , senti que murchei . 

Murchei , fiquei muito triste de ler que você ficou entre a "cruz e a cadeirinha" , e optou por defender a classe pela qual você trabalha . 
Consequentemente , a cadeirinha que você se refere, são os restantes 11 milhões de desempregados , e uns 100 milhões de pobres que encaram a fila do SUS , do ônibus , da creche , da UPA. 
Na "caldeirinha da crise" , cabem também aposentados que não recebem , escolas em greve há meses, famílias despedaçadas pela violência que a polícia e UPPs não conseguem mais defender por falta de verba, entre outras mazelas .
Pergunte ao povão se na hora que perdem um filho na fila do hospital , o que é mais importante: leitos ou peças de teatro ? 
Perguntem ao Beltrame , qual tem sido o maior retrocesso ? A perda do status do MinC, ou a perda da tropa e do território que as UPPs ocupavam , ajudando milhares de moradores a sentirem mais segurança nas comunidades ?
Nos últimos 5 anos , 24,000 leitos hospitalares deixaram de existir , mas não sabemos quantos morreram por causa disso. Sabemos sim que os artistas têm dado um show de indiferença em relação ao país ! Vocês pensam classe ! Deviam pensar país !! País na UTI que a presidente deixou um rombo de 200 bi, e a classe artística chora pelo retrocesso ! 
Em algum momento vocês pensaram nos que choram há anos sem assistência ? Querem um Brasil com menos gastos e impostos , desde que não saia da classe de vocês ! Vocês se acham mais importantes que os milhões de desempregados ? Os milhões que tiveram seus sonhos roubados pelo pior governo da história ? Vocês têm tempo para assistir a TV Cultura e o programa Roda Viva , onde técnicos apartidários explicam direitinho que não houve golpe nenhum , que houve roubalheira sim, pedaladas sim, e que este governo provisório está previsto sim pela constituição  e que não é ilegítimo? Se fosse , o Supremo já teria impedido !
Já pensou que  o argumento de ser representada por mulheres ou não é outro ângulo infantil e sem noção  ? Sou mulher e quero ser representada por qq ser humano ético , trabalhador , corajoso , criativo , e competente . Se tem útero ou não faz a menor diferença ! . Mas nem vou falar mais sobre isso de tão idiota que é o raciocínio da representatividade por sexo.
Você não espera nada da equipe econômica ? Prefere chamar Dilma de volta ? Para ver se o Brasil quebra mais ainda ? A equipe é o que temos de melhor e você faz beicinho ? Sem investidores e credibilidade resgatada, não teremos nada !!! E antes da cultura , temos que fazer a roda girar , entrar dinheiro pela  porta da credibilidade e não da cultura , q é uma porta que os investidores não estão muito preocupados  . Quem você  chamaria ? Guido Mantega ou algum preso do PT?
E depois que a roda girar , se a classe artística permitir, terá que existir uma palavra  chamada prioridade , e a classe artística não é. Sorry ! Nunca vi uma classe tão voltado pro próprio umbigo ! Se eu tivesse que peregrinar nas filas de hospitais públicos para não ser atendida , iria xingar muito a classe artística , que perdeu a chance de se mostrar grande . Educação neste pobre país vem antes, junto com saúde , e depois d , segurança , infraestrutura , mobilidade urbana , planejamento , agricultura ,  ciência , esportes , cultura ....

Até semana passada , eu era fã . Sua fã e de vários outros artistas . Não sou mais . Aprendi que vocês que fazem esse mimimi não tem noção de país , cidadania , pobreza , desemprego , e aposentadoria 
. "Que mexam em tudo , menos na classe que represento ."
Lamentável. Revoltante. Mentes pequenas e egoistas .
Tristeza mesmo . 
Queria ter sido sua amiga para ter a chance de você me ouvir , pois sei que escrevo aqui para as paredes.
Se você não ler , pelo menos vou compartilhar o que escrevi.
Desejo a vocês da classe artística  , um passeio pelo dia a dia desses milhões de brasileiros que você preferiu ,  colocar , no começo do seu artigo , dentro de uma "caldeirinh" ao optar por olhar o umbigo da minúscula classe artística .
Hoje assisti com minha filha de 11 anos , o antigo e excelente filme "Ghandhi", com Ben Kingsley.  Já havia visto antes , mas quis mostrar a ela o que é grandeza . 

Gandhi passava fome e se anulava para defender os oprimidos . Enfrentou e expulsou o império britânico com palavras de não violência .
E a classe artística faz beicinho , ocupa teatros à noite e segura plaquinhas em Cannes reclamando da secretaria como se fosse uma extinção  , um fuzilamento. 

Perdi uma das minhas referências artísticas hoje , ao ler a sua coluna . Tô de mal , acho até que vou fazer beicinho e não entro mais em teatro por uns tempos . Agora perdemos todos !
Valeu !!
Marta
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar